CRIE SEU CURSO ONLINE: DO PLANEJAMENTO ATÉ A VENDA

Como criar um curso online de sucesso

A ideia sobre como criar um curso online se mostra hoje como uma das maiores oportunidades do mercado para quem tem o desejo de iniciar um negócio próprio.
Com o avanço dos recursos tecnológicos, as pessoas começaram a se comportar de forma diferente a partir de novos padrões e hábitos de consumo. Nesse processo, até mesmo a educação foi impactada.
A educação a distância, por sua vez, ficou cada vez mais evidente neste cenário. Através da oferta de cursos online, a educação online possibilita um crescimento exponencial de negócio que os cursos tradicionais presenciais não oferecem.
Logo, quando digo que muitas pessoas buscam sobre como criar um curso online como oportunidade de negócio é justamente por isso. O aumento do número de alunos em cursos online não corresponde efetivamente a um crescimento igualmente proporcional de custos.
Deste modo, investir, saber como criar um curso online e abrir um negócio na área é uma oportunidade única de construir um empreendimento próprio e não necessariamente ter um investimento alto por conta disso.
Por sua vez, a demanda por cursos online, cada vez mais em evidência no Brasil, tem aumentado expressivamente nos últimos anos.
Somado a este fato, por conta da crise econômica que o Brasil vem sofrendo, muitos profissionais do mercado de trabalho buscam em um curso online uma forma mais acessível e ao mesmo tempo dinâmica, em termos financeiros, de conseguirem adquirir novos conhecimentos e competências em um cenário cada vez mais competitivo.
Com esse forte aumento de demanda, novas oportunidades surgem a partir da oferta de cursos online, a partir de infinitas possibilidades de segmentos e focos de atuações. Como criar um curso online nunca foi visto como uma grande oportunidade como está sendo agora.

A Docebo, através do seu relatório E-learning Market Trends and Forecast 2014/2016, inclusive citou o Brasil como o mercado de crescimento mais acelerado da América Latina, e um dos maiores do mundo, como podemos ver na imagem abaixo, com crescimento médio de 21,5% ao ano:
Como criar um curso online: Dados EAD no Brasil
Se você anda pensando em como criar um curso online, saiba que é uma tarefa árdua, mas que caso seja bem planejada e executada tem tudo para colher excelentes frutos.
Neste artigo, mostrarei de forma bastante simples e intuitiva como criar um curso online, desde o planejamento até a divulgação do seu negócio.

Planejamento de cursos online

Como criar um curso online: Planejamento
Um dos grandes erros que vejo pessoas dos mais variados segmentos cometendo na hora de pensar sobre como criar um curso online diz respeito a um dos momentos mais importantes nesse processo: a etapa de planejamento do seu negócio como um todo.
Como você espera ter sucesso em um negócio se você não se organizar e conhecer a fundo o mercado que você deseja atuar? Como criar um curso online sem planejamento?
Muito além disso, você precisa ter um plano bem estabelecido sobre quais os próximos passos você dará logo após criar um curso online e fazer a abertura do mesmo, e essa etapa se faz fundamental nesse sentido.
Com isso, separei alguns pontos muito importantes que você deve se atentar para não errar nesta etapa inicial de planejamento para criar um curso online.
Como em qualquer negócio, é fundamental que você na condição de empreendedor tenha uma boa noção do mercado que irá penetrar, bem como dos concorrentes que irão disputar com você a atenção do seu aluno em potencial.
Sendo assim, antes de conhecer as melhores formas de como criar um curso online, pesquise bem o mercado e pense no segmento que você irá escolher para focar em seu negócio. Isso é muito importante para o seu futuro e o sucesso poderá depender diretamente dessa sua escolha.
Para te ajudar, é legal você pensar em fazer vários tipos de questionamentos para si próprio sobre alguns assuntos como qual o mercado mais explorado, se existem oportunidades ainda não trabalhadas, qual diferencial você pode ter?
Além disso, você deve conhecer de forma profunda todos os seus concorrentes, o que eles estão fazendo, quais seus produtos ou serviços, como eles se relacionam com seus alunos, qual a forma de precificação, como eles divulgam seus cursos, entre outras informações.
Antes de pensar em como criar um curso online, tente extrair tudo o que dá certo nos concorrentes e tente fazer melhor no seu negócio que você terá um excelente resultado no futuro. Mas claro, esse processo não é um simples “copia e cola”, mas sim um processo estratégico em busca de um diferencial de mercado com o intuito de se destacar no mesmo.

Análise de público-alvo

Se fazer a análise de mercado e concorrentes é importante, conhecer o seu aluno em potencial pode ser mais importante ainda na hora de criar cursos online.
Aqui, é importante e essencial que você se coloque no lugar no seu aluno e se questione a respeito do que você espera com o seu próprio curso, o que você gostaria de ver, o que você não gostaria de ver, entre outras informações relevantes.
Nesta etapa você precisa ser bastante crítico e buscar a fundo de fato os problemas e anseios do seu público em potencial para usar isso a seu favor no momento em que você criar seu curso online.

Definição de objetivos e metas

Depois de conhecer como seus concorrentes atuam, como o mercado está funcionando e o perfil comportamental dos seus alunos em potencial, você precisa definir também de forma bastante clara e objetiva seus principais objetivos e metas como negócio.
Como eu disse anteriormente, a missão de saber tudo sobre como criar um curso online não se limita apenas a produção de conteúdo.  A definição dos seus objetivos é um exemplo bastante claro que você precisa assimilar para saber se sua estratégia é ou não é eficaz.
A definição de objetivos e metas no momento de planejamento de um curso online se mostra fundamental para você avaliar de forma simples os resultados que o seu negócio EAD irá proporcionar. Isso deve ser alinhado e definido antes de você criar um curso online.
Aonde você pretende chegar? Qual resultado você almeja daqui um ano? Quantos alunos você pretende ter em 6 meses? E em um ano? Quanto de lucro você pretende ter com o seu negócio?
As possibilidades de definição de objetivos podem ser enormes, mas defini-los fará com que você de fato tenha um norte para seguir acerca do seu negócio como um todo.
Para cada objetivo, é interessante criar metas menores que facilitaram o seu controle e que ajudam a organizar os seus esforços em busca do alcance de determinado objetivo. Isso é considerado fundamental para que você tenha resultados práticos e eficientes no processo de como criar um curso online.

Produção de conteúdo

Como criar um curso online: Produção de Videoaulas
A etapa de produção de conteúdo é considerado por muitas pessoas como um dos maiores desafios no processo de como criar um curso online.
Para quem quer poupar tempo e tem condições de terceirizar esse serviço, existem diversas empresas de qualidade no mercado que podem fazer esse trabalho para você.
No entanto, é possível sim você criar seu próprio conteúdo e com a mesma qualidade. Afinal, ninguém melhor do que você mesmo para conhecer o assunto a ser transmitido. Mas para fazer a produção de conteúdo de cursos online de forma eficiente, é necessário seguir algumas recomendações para fazê-lo de forma eficiente.

Preparação do material
O primeiro passo para começar a produzir conteúdo para cursos online é se preparar para isso. Conhecer o tema de forma completa é essencial para que você consiga transmitir os pontos mais importantes de forma assertiva e direta.
Para tal, você pode (e deve) inclusive fazer pesquisas na Internet sobre o tema para se inspirar e ver como seus concorrentes estão abordando determinado assunto ou aula.
Cuidado para não simplesmente copiar o conteúdo. O ideal aqui é que você use isso como uma forma de verificar como o conteúdo está sendo trabalhado por outras instituições e atuar em paralelo a isso buscando sempre fazer melhor do que aquilo que você viu, sempre com foco no que o seu aluno gostaria de ser impactado. Pense nisso antes de criar um curso online.


Estruturação do conteúdo

Após tomar conhecimento dos principais assuntos a serem utilizados para criar um curso online, além de definir quais os temas estão sendo trabalhados por outras escolas, é hora de definir a estrutura de conteúdo do seu curso.
Aqui, você deverá especificar quais os tópicos e sub tópicos que farão parte do seu curso. É o momento que você irá organizar o seu curso. A partir do que você definiu como prioridade, liste os principais pontos que servirão como um guia para o processo de aprendizagem dos seus alunos.
De forma resumida, é necessário estabelecer uma ordem em que as informações irão aparecer e impactar os seus alunos, sempre priorizando a coerência e a relevância nesse processo.


Produção de conteúdo para cursos EAD

Agora que você já sabe o que vai falar e tem toda a estrutura definida, fica muito mais fácil você começar a produção dos seus conteúdos antes de criar um curso online de fato.
É importante nessa etapa sempre pensar no aluno que irá consumir o seu conteúdo. Será que ele irá gostar da forma como as informações estão sendo apresentadas? Será que o conteúdo é fácil de se absorver? O seu vídeo tem um objetivo bem definido acompanhado de uma solução para determinado caso?
É preciso ter muita atenção, pois essa parte é fundamental para o sucesso do seu curso online. Preze mais pela qualidade do que pela quantidade de minutos de um vídeo e sempre revise visando eliminar possíveis erros ou incoerências.
Defenda seus argumentos de forma estratégica. Utilize exemplos claros e práticos para atestar sua autoridade no assunto. Procure também sempre diversificar a forma como aborda determinado conteúdo, expondo inclusive referência externas. Incentive a interatividade sempre.

Lista de funcionalidades

Aqui também é uma etapa interessante. A partir de tudo o que você estudou e pensou para o seu negócio de cursos EAD, é legal que você liste no detalhe todas as funcionalidades que o seu negócio irá demandar. Para isso o Portal EAD SAÚDE conta com várias ferramentas para otimizar o seu curso.

Planejamento de divulgação

Qual será o seu orçamento para divulgar do seu negócio? Muitas pessoas pensam em como criar um curso online, mas se esquecem do próximo passo que é a divulgação e acabam por não conseguirem alunos.
Por isso a etapa de planejamento é tão importante. Com ela você já irá definir como você irá trabalhar a questão de divulgação do seu negócio como um todo, como quais mídias serão utilizadas, qual a forma de comunicação você irá utilizar, quais os canais, entre outros.

Divulgação: Como vender cursos online?
Como criar um curso online e fazer uma boa divulgação
Depois de você criar um curso online, a divulgação deve ser o seu foco. Uma divulgação bem estruturada e executada, especialmente no que se refere a cursos online, é quase tão importante quanto o próprio conteúdo do curso.
De nada adianta você ter um conteúdo rico, completo e de qualidade se ninguém consegue chegar até ele e se beneficiar do que ele oferece.
Pensando em te ajudar a vender e criar curso online e explorar as melhores formas de divulgações, separei algumas dicas para você trabalhar de forma integrada e eficiente a divulgação do seu negócio EAD e criar uma ampla rede de exposição da sua marca.

YouTube

Nada melhor para divulgar e criar um curso online do que a criação de vídeos de divulgação e até mesmo de demonstração sobre o que o você irá oferecer a fim de seduzir alunos potenciais a optarem pelo seu curso.
Crie um canal no YouTube e divulgue esses vídeos em redes sociais e por e-mail. Não deixe de usá-lo, ele será um grande parceiro seu em suas divulgações.

Blog

Um blog pode te ajudar e muito a aumentar consideravelmente seus contatos e te transformar em uma autoridade no assunto referente ao seu curso online.
Ofereça aos seus leitores conteúdos relevantes, práticos e de qualidade, podendo também interagir com eles e divulgar seus vídeos criados no YouTube e demais materiais promocionais. Trabalhe com um cronograma bem estruturado, com temas úteis e perceba os excelentes resultados que você terá.

E-mail Marketing

Muitos podem não acreditar, mas no marketing digital trabalhar com e-mail marketing ainda é uma das formas mais eficientes e com um dos melhores custo-benefício existentes.
A grande maioria das pessoas acessam seus e-mails diariamente e usar esse recurso para conquistar o seu público, sempre de forma segmentada, pode ser uma excelente oportunidade de você gerar novos negócios.

Redes Sociais

Utilize as redes sociais como forma de gerar um diálogo mais próximo com seus alunos e estimular o engajamento entre sua marca e o seu público. Dentre as diversas opções existentes, como Facebook, Twitter e Instagram, é importante usar as que são mais relevantes ao seu negócio.
Crie uma página de divulgação nessas mídias e ofereça cursos a pessoas que realmente tem interesse no que você oferecer, além de conteúdos relevantes e interessantes que possam contribuir de alguma forma com a identificação com a sua marca, resultando em novas oportunidades.

Publicidade Paga

A publicidade paga é uma das melhores formas de aumentar as vendas dos seus cursos online. O único “problema” é que é pago, mas se você está encontrando dificuldades no modo tradicional, certamente irá conseguir novos clientes rapidamente a partir de uma campanha bem estruturada e otimizada.
Verifique qual método de anúncios se adapta melhor a necessidade do seu negócio e veja como é eficiente. Os mais usados atualmente são o Google Adwords e o Facebook Ads.

Como medir os resultados?

As métricas são parte do cotidiano de qualquer empresa. Elas podem trazer facilidade ou complicar a gestão de seu negócio. Apontam oportunidades e fraquezas, mas também podem tanto revelar como camuflar a realidade. Com algo tão importante assim, é importante que você defini suas métricas na hora de criar cursos online.

Métricas de lançamento de um curso online

Métricas de criação de cursos online
Um dos grandes problemas ao criar um curso online que as pessoas enfrentam é a questão de acreditar e se embasar em “achismos”. Logo, minha primeira dica sobre as métricas de lançamento do seu negócio de cursos online é: Esqueça os “achismos”.
Usar métricas é a única forma de trazer um pensamento racional e lógico para as suas decisões. Elas permitem descobrir quais metas perseguir. Além disso, compartilhar esse progresso pode motivar e estimular o foco nas soluções de maior prioridade.
Outro ponto importante é com relação ao uso dessas métricas. O ideal nesse caso é que você foque em poucas métricas, porém que sejam de fato relevantes ao seu negócio.
Um engano comum dos empreendedores novos é buscar uma única abordagem para todas as ocasiões. Mas isso é impossível, simples assim. Eu explico: as métricas mais importantes são as que atendem ao atual estágio do produto.
Então se você acabou de criar um curso online e lançou seu negócio no mercado, a sua prioridade será trabalhar as métricas de engajamento e de satisfação do cliente (feedbacks). Medir o churn (rejeição) também é uma boa indicação para esses casos, pois quanto mais sólida a adesão na fase inicial, melhor preparado você estará para crescer.
Além disso, um lançamento bem feito pode trazer altos índices de crescimento de tráfego nas primeiras semanas. Mas apenas isso não significa o sucesso à longo prazo. Ao invés de se dar por satisfeito, procure descobrir o tempo que o usuário passa no seu site. Ele retorna e compartilha o conteúdo com os amigos? Ele interage ou apenas navega?
Essas questão devem ser avaliadas pensando não só num primeiro momento do seu negócio como um todo, mas também nos próximos passos que você terá que dar para almejar o sucesso tão esperado nesse caso.

Métricas de crescimento de um curso online

Para medir o resultado efetivo das ações de crescimento é o índice de conversão que queremos verificar. Dos clientes que experimentam uma aula grátis, por exemplo, quantos deles efetivamente se tornam alunos? Um tráfego intenso não significa necessariamente um alto potencial de conversões.
Já o Net Promoting Score é uma métrica simples e interessante. Através de uma única pergunta (“qual a probabilidade de você recomendar esta escola/curso a um amigo?”) ele mede o potencial de promoção, indiferença ou difamação de um curso ou escola. As respostas servem como uma forma de orientar o crescimento e até identificar quais cursos podem ser usados para estimular uma recompra.
Como usar NPS para medir satisfação de alunos
Além disso, por mais que os indicadores apontem para um resultado positivo, a origem deste resultado também deve ser considerada.
Por exemplo, se um cupom de desconto tem sido o único estímulo para o crescimento nas compras, os indicadores estarão positivos. Contudo você pode ter criado um problema, pois você poderá condicionar o seu público a sempre esperar pelo desconto.
Ao invés de se satisfazer com um bom resultado, pense no contexto. O mesmo cupom pode ser oferecido aos alunos no término de um curso, chamando-os para um outro. Assim você estará incentivando uma recompra e reaquecendo seu negócio.
As métricas podem revelar ótimos resultados e ainda sim terem pouca ou nenhuma utilidade. Se a sua instituição tem altos índices de acesso ou uma forte presença nas redes sociais, alguns indicadores provavelmente estão apontando para o sucesso.
Contudo, sem saber a razão e a origem por trás deles, só tendem a camuflar o real status do seu negócio ou mesmo uma possível oportunidade. E quando isso acontece, tudo parece ir bem. Até que venha o choque de realidade.
Por isso, tenha atenção e trabalhe as métricas do seu negócio de forma otimizada e estruturada.

Percebeu como criar um curso online não é tão difícil quanto parece? Coloque em prática as dicas e ações sugeridas nesse artigo e comece a trabalhar o seu negócio de forma bem planejada e estruturada e afim de alcançar os melhores resultados esperados.
Ainda tem alguma dúvida com relação a como criar um curso online, novas sugestões para criar cursos online de sucesso ou quer bater um papo sobre o seu projeto EAD?
Compartilhe conosco sua opinião ou entre em contato com um de nossos consultores para tirar todas assuas dúvidas sobre criar um curso online ou sobre o Portal EAD SAÚDE.

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