As 55 perguntas certas para produzir um curso online!!!

Há muitos anos que educadores e designers instrucionais seguem o modelo ADDIE como um guia para o design e a gestão de projetos educacionais. O nome do modelo é uma sigla em inglês para: Analyze (Análise), Design, Develop (Desenvolvimento), Implement(Implementação) e Evaluate (Avaliação).
Esta sequência, no entanto, não impõe uma progressão rígida e linear entre cada etapa. Ao invés disso, cada fase consiste em uma clara orientação sobre ela mesma. Isso significa que mesmo que um profissional aplique o ADDIE no meio de um projeto, será possível obter benefícios que garantam o senso de estrutura do programa em questão como um todo.
Educadores geralmente consideram esta abordagem muito útil já que a definição clara das etapas permite uma implementação mais efetiva das instruções. Na prática, o modelo ADDIE para Desenho Instrucional atingiu uma vasta aceitação em muitos lugares do mundo, inclusive no Brasil.
O conceito de Desenho Instrucional surgiu na década de 1950, porém até 1975 o modelo foi utilizado exclusivamente pelo Exército Norte Americano. O ADDIE foi desenhado pela Florida State University para atender o Exército Norte Americano, e em seguida o modelo foi ampliado para as demais entidades militares norte-americanas.
Atualmente, a influência do modelo pode ser vista em muitas metodologias de Design Instrucional encontradas na indústria. O objetivo principal era finalizar cada uma das etapas antes de iniciar a próxima. O modelo ADDIE original possuía sub-etapas para cada uma das 5 fases principais, que por sua vez são originárias de um modelo mais antigo conhecido como “Abordagem dos 5 Passos” (Five Step Approach) desenvolvido pela Força Aérea Americana.
Com o passar do tempo, muitos praticantes passaram a aplicar revisões e variações no modelo, visando sobretudo torna-lo mais dinâmico e interativo. Foi em meados da década de 1980 que o modelo se transformou em uma versão muito próxima da que é aplicada atualmente.
Etapas do ADDIE:

Os 5 componentes do modelo ADDIE são:
Análise
A fase de análise pode ser considerada a etapa de “Definição dos Objetivos”. O foco do designer instrucional nesta fase deve ser o público-alvo. Também é neste momento que o programa deve respeitar o nível de habilidades e conhecimento que os participantes demonstram possuir para garantir que o que eles já sabem não seja repetido e, ao invés disso, o foco esteja em tópicos e conteúdos ainda não explorados.Portanto, é nesta fase que se deve distinguir o que o público-alvo já sabe e o que deverá saber após completar o curso. Existem componentes chave que podem ser utilizados para garantir que esta análise ocorra efetivamente. Textos e documentos relacionados ao curso e a própria Internet podem ser utilizados.
A fase de Análise geralmente trata das questões que seguem:
1. Background geral dos participantes do programa. Informações pessoais e educacionais tais como idade, nacionalidade, escolaridade, experiências anteriores e temas de interesse podem ser considerados. Qual o problema que posso resolver com meu curso?
2. Qual é o público-alvo?
3. Quais são os objetivos de aprendizado, níveis prévios de conhecimento nos temas, nível cultural dos participantes?
4. O que os participantes devem alcançar ao final do curso? Que resultados?
5. Quais são as necessidades dos participantes?
6. O que será requerido em termos de habilidades, inteligência, percepção e ação-reação em termos físicos e psicológicos?
7. O que se espera em termos de resultado de aprendizado nas dimensões conhecimento, habilidades, atitudes, comportamento, etc.?
8.Determinar os objetivos-alvo do curso.
9. Quais os objetivos instrucionais que são foco do projeto?
10. O ambiente de aprendizado é condizente ou não?
11. Uma combinação de discussões presenciais ou on-line? O que pesa a favor ou contra as opções on-line ou em sala de aula? Como posso minimizar isso?
12. Quais são minhas forças e fraquezas? Determinar os fatores de limitação que afetam o projeto e os seus objetivos.
13. Haverá disponibilidade dos recursos necessários – técnicos, tempo, recursos humanos, habilidades técnicas, recursos financeiros, etc.?
Desenho (Design)
Esta fase determina todos os objetivos, ferramentas a serem utilizadas para alcançar o desempenho, testes variados, estrutura, análise dos temas, planejamento e recursos. Aqui é quando toda a abordagem deve ser feita como planejado seguindo um conjunto bem específico de regras. Essa abordagem sistemática garante que tudo esteja alinhado a uma estratégia racional que visa o propósito primordial que é alcançar os objetivos do projeto. É fundamental estar atento aos detalhes nesta fase. O foco deve estar nos objetivos de aprendizado, no conteúdo, nos exercícios, no plano de aprendizado, nas ferramentas de mediação do conhecimento e na seleção e mídias.Cada componente escolhido precisa respeitar uma lógica e um propósito e ser enquadrado dentro do contexto macro previsto, sempre visando os objetivos do projeto e sem nos esquecermos do público-alvo e suas características.
Durante a fase de desenho, o professor deve determinar:
14. Como o meu público aprende melhor? Áudio, vídeo e elementos gráficos?
15. O que precisa ser ensinado?
16. Quais são os objetivos do curso? E como alcançar?
17. Que teorias e técnicas poderei utilizar?
18. Quanto tempo será necessário? Quanto tempo será designado para cada tarefa e como o aprendizado será implementado (por lição, capítulo, módulo, etc.). Os temas serão tratados linearmente (ex: dos mais básicos para os mais avançados)?
19. Níveis e tipos de atividades a serem promovidas durante o estudo. Elas serão colaborativas, interativas ou por nível de participação?
20. Qual é o método adotado por você para determinar a aquisição das competências desejadas pelos alunos?
21. O mecanismo de feedback para determinar se os participantes estão conseguindo compreender bem as lições. Qual mecanismo será adotado para obter o feedback dos alunos sobre o material estudado?
22. Dada a grande variedade de preferências e estilos de aprendizado dos alunos, qual método você utilizará para garantir que o programa atenda a todos?
23. Como você irá desenhar as atividades para que sejam atrativas para estilos de aprendizado e interesses distintos?
Desenvolvimento
A fase de desenvolvimento inicia a produção e os testes da metodologia adotada para o curso.
Esta fase inclui três tarefas chamadas de elaboração, produção e avaliação. Ela objetiva tratar das questões abaixo:
24. As estimativas de tempo estão coerentes em relação ao que deve ser cumprido em termos de materiais?
25. Os materiais estão sendo criados de acordo com uma agenda de temas?
26. Os materiais produzidos estão respeitando os propósitos previamente estabelecidos?
27. Como devem ser os materiais principais e os materiais de suporte?
28. Terei outras pessoas montando as aulas ou fazendo a tutoria com os alunos?
29. Qual o orçamento que tenho para investir na melhoria do curso?
30. Todos os meus equipamentos foram testados e se adequam a minha necessidade? Camera digital, celular ou usarei a webcam para produzir os vídeos, qual a qualidade das minhas gravações? Tenho um tripé para auxiliar nas gravações? Já tenho um microfone de lapela? Minha conexão de internet é boa para aulas ao vivo? Meu computador é estável ou capazes de armazenar e rodar os programas?
31. Como poderei auxiliar no processo de divulgação do meu curso? Email, Facebook, ex-alunos e outras redes sociais? Terei recursos financeiros para impulsionar publicações ou farei isso nos grupos que participo organicamente?
Implementação
A fase de implementação deve garantir máxima eficiência e a obtenção de resultados positivos. Aqui é onde devemos redesenhar, atualizar e editar o curso para ajustar o que for necessário visando uma entrega eficaz. O processo é fator chave nesta fase. Nenhum projeto deve ser lançado definitivamente antes de uma avaliação criteriosa, mesmo que isso envolva um período piloto com a participação de estudantes e/ou outros professores. É, portanto, uma fase de obtenção de feedback, aprendizado e ajustes.A validação é realizada na fase de implementação. Os designers e professores desempenham um papel bastante ativo nesta fase crucial para o projeto, quando se deve analisar, redesenhar e melhorar consistentemente o produto do trabalho realizado. Quanto mais especialistas e até estudantes puderem contribuir na fase de implementação, mais eficaz o programa se tornará, sendo que ajustes podem ser aplicados de imediato.
Seguem exemplos do que pode ser determinado nesta fase:
32. Como o progresso da implantação se compara com oprogresso planejado?
33. Como está sendo a reação dos participantes?
34. Que ajustes podem ser feitos?
35.Qual é o feedback emocional (depoimentos) obtido de alunos e especialistas durante a exploração inicial do curso?
36. Existe uma demonstração genuína de interesse, críticas ou resistência?
37. Planeje como os erros detectados durante os testes serão tratados. O que será feito quando os alunos realizarem as atividades e elas não acontecerem como o planejado?
38. Foi preparado um plano “B” caso o curso simplesmente não funcione?
39. Qual será o plano de contingência para solucionar problemas técnicos?
40. A implementação será feita para um grupo grande ou pequeno de alunos?
41. Quando o programa for iniciado os alunos terão um certo grau de autonomia para utilizar os conteúdos ou dependerão de orientação constante? Você criou todo o detalhamento para orientar os alunos de como será todas as etapas do seu curso?
Avaliação
A última fase do ADDIE é a Avaliação. Esta é a parte em que o projeto deve ser meticulosamente testado em relação ao seu funcionamento, identificando o que foi atingido e o que eventualmente não foi. É possível dividi-la em duas partes: Formativa e Sumativa. A primeira parte consiste no período em que testes são realizados por professores e alunos. A segunda acontece ao final do programa.O principal objetivo desta fase é verificar se os objetivos inicialmente traçados para o projeto foram alcançados e identificar o que precisa ser feito para melhorá-lo em termos de eficiência e chances de sucesso através de ajustes pontuais.
Na realidade, cada fase do ADDIE envolve uma avaliação formativa. Trata-se de algo multidimensional que representa uma característica essencial do processo, ou seja, durante o próprio desenvolvimento se deve avaliar resultados preliminares e aplicar correções recomendadas. Quando um programa é concluído deve-se realizar a avaliação sumativa para detectar o quanto o programa foi eficaz no atingimento dos seus objetivos.
Mesmo que em muitos casos esta fase de avaliação seja deixada um pouco de lado por falta de tempo ou questões financeiras, é importante tentar atuar para responder as dúvidas abaixo:
42. Como o curso foi executado?
43. O que foi aprendido?
44. Os benefícios do curso superam seu custo?
45. É necessário realizar alguma ação complementar?
46. Os objetivos foram verdadeiramente alcançados?
47. Determinar as categorias em que o projeto pode ser classificado em termos de eficácia da sua proposição de valor (aumentar conhecimentos, melhorar questões motivacionais, etc.). Quais fatores ou critérios serão utilizados para determinar a eficácia do curso?
48. Determinar a maneira como dados serão coletados. Como e quando tais dados do curso serão coletados?
49. Definir um sistema para análise do feedback dos participantes.
50. Determinar um método para aplicar mudanças antes do lançamento definitivo do projeto. Em quais bases se definirá a revisão de determinados aspectos do curso?
51. Definir um método para medir a relevância e a validade dos conteúdos produzidos ao longo do projeto.
52. Como avaliar se as informações estão claras. Qual a facilidade de entendimento das mesmas?
53. Definir uma maneira de armazenar, analisar e graduar as respostas obtidas pelos participantes.
54. Determinar quem deverá analisar as conclusões finais do projeto.
55. Quem preparará este relatório com tais resultados?
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